terça-feira, 9 de agosto de 2016

Sobre Dia dos Pais e outras datas.

Que o capitalismo é um sistema cruel, sanguinário e impiedoso, isso nós já sabemos faz tempo. E para a manutenção do mesmo é necessário estimular o consumo desenfreado, mais que isso, é necessário criar a necessidade de consumo. Todos os dias necessitamos de mais coisas porque o sistema cria novas necessidades. E a criação de datas "fofas" foi um tiro certeiro como todos sabem para aquecer as vendas dos comércios .
Eu considero todas essas datas cruéis: Natal, Dia das crianças, Dia das mãe e Dia dos pais. Na época do Natal e Dia das crianças a mídia vomita suas propagandas exaustivamente para a criança desejar determinados produtos, produtos caros que muitos pais ou familiares simplesmente não podem comprar: "Mãe eu preciso de um videogame!" E como uma mãe de família que ganha em torno de um salário minimo pode atender ao desejo de seu filho? Ou seja, uma crueldade.
Agora, nada é mais doloroso para uma criança orfã que o Dia das mães ou o Dia dos pais, porque além da mídia vomitar suas propagandas educando erroneamente as crianças de que devemos presentear quem amamos para provar nosso amor, ainda vem a escola com aquelas festinhas estúpidas para homenagear os pais! Vocês já pararam para pensar em quantas crianças simplesmente não tem mãe? E quantas não tem pai? "Ah, mas se não tem mãe, sempre tem alguém para ir no lugar: uma avó ou uma tia." Não, nem sempre tem um parente ou uma vizinha ou sei lá quem para substituir o que representa uma mãe ou um pai para uma criança, é simplesmente humilhante para a criança orfã participar desse tipo de evento. E orfão não quer dizer que tem o pai ou a mãe falecidos, na maioria das vezes são orfãos porque foram abandonados mesmo.
E dia dos pais a hipocrisia é maior ainda, já que muitas mães acabam recebendo a homenagem no lugar do infeliz que abandonou a mulher grávida e não assumiu seu filho.
Enfim, acho válido que todas as escolas revejam essa questão e parem com essa manifestação bonitinha, mas que pode dilacerar uma criança para sempre.
Devemos educar nossas crianças ensinando-as que todos os dias são dias para demonstrar nosso carinho  e não precisamos presentear para provar nosso afeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário